Trabalho Individual de Informática Educativa II
Olá, pessoal!
Publico aqui o meu trabalho inédito e original para vocês a respeito dos Casos particulares e importantes de função do 1º grau.
De acordo com os conceitos estudados, elaborei esta atividade interativa para contextualizar a Função Constante.
Situação Problema 1:
1) Nós alunos estamos organizando uma festa Open Bar (não se paga pela bebida consumida) de final de ano, decidimos cobrar o valor de Cinco Reais por participante. Como aprendemos função do 1º grau recentemente, resolvemos tabular e fazer o gráfico das despesas pessoais de cada participante.
Resolução:
sendo ax + b = y a a forma reduzida da função do 1º Grau, conclui-se que:
a seria = 0 já que não se paga pela bebida consumida
x é a quantidade de bebida consumida
b = 5 reais, o valor cobrado por cada participante
y = ao total das despesas por participante dessa festa.
Assim foi montada uma planilha no Excel para registrar as várias possibilidades de cada aluno participante. Nessa PLANILHA, você deverá mudar o valor de b para verificar as mudanças no gráfico, que vai ajudar na compreensão e tomada de decisão para a resolução da situação problema.
Você vai encontrar na primeira ABA uma automação para entender a função constante, clicando na ABA VERDE, você terá um estágio mais avançado, além de mudar o valor de b, também deverá calcular e digitar os resultados. Tem uma questão que deverá ser respondida ao final dos exercícios.
Clique AQUI para interagir com a atividade da Função Constante.
Resumindo:
1) Função Constante: ¦: Â -> Â, definida por ¦ (x) = b para todo x Î Â. Nesse caso o a = 0. Exemplos:
¦(x) = 3 a = 0 e b = +3
¦(x) = 1,35 a = 0 e b = +1,35
¦(x) = - 2 a = 0 e b = - 2
Situação Problema 2:
2) Depois de vários estudos da idéia da festa ser Open Bar, chegamos a conclusão de que nessa época de calor o consumo de bebida seria grande e poderia acarretar em prejuízo ou ter que aumentar o valor do ingresso podendo diminuir a participação de colegas.
Resolvemos analisar a possibilidade de não cobrar o ingresso, mas cobrar pelo consumo, o preço inicial de estudo proposto foi de 1 Real pelo copo de refrigerante. Faça você também as suas observações de forma interativa abrindo a planilha abaixo.
2) Função Identidade: definida por ¦ (x) = x para todo x Î Â. Nesse caso o a = 1 e b = 0. Exemplo:
¦ (x) = x a = +1 e b = 0
Função Crescente (aumenta o valor de x, aumentata também o valor de y)
x | ¦ (x) |
-2 | -2 |
0 | 0 |
+2 | +2 |
Situação Problema 3:
3) Tendo colocado o preço de custo na bebida, logo percebemos que não iria ter nenhum lucro para ajudar a pagar a excursão dos alunos, então decidimos aumentar o valor da bebida de 1 para 2, 3, 4 e assim foram fazendo os exercícios na planilha abaixo e simulando os resultados, você pode fazer o mesmo, temte tem várias possibilidades.
Clique AQUI para interagir com a atividade da Função Linear.
3) Função Linear: ¦: Â -> Â, definida por ¦ (x) = ax para todo x Î Â e a ¹ 0. Nesse caso b = 0. Exemplos:
x | ¦ (x) |
-2 | - 6 |
- 1 | - 3 |
0 | 0 |
1 | 3 |
2 | 6 |
¦ (x) = - 2x a = - 2 , b = 0
Função Decrescente (aumenta o valor de x, ao contrário, diminui o valor de y)
x | ¦ (x) |
-2 | 4 |
- 1 | 2 |
0 | 0 |
1 | - 2 |
2 | - 4 |
As quase infinitas funções lineares passam por aqui.
Situação Problema 4:
4) Durante a discussão algumas idéias foram surgindo e decidimos por cobrar um valor simbólico para entrar na festa, e vender a bebida com uma margem de lucro confira os estudos na planilha abaixo.
Clique AQUI para interagir com a atividade da Função Afim.
4) Função Afim: ¦: Â -> Â, definida por ¦ (x) = ax + b para todo x Î Â e a ¹ 0. Nesse caso b ¹ 0. Exemplos:
¦ (x) = 2x + 1 a = + 2 e b = +1
Função Crescente (aumenta o valor de x, aumentata também o valor de y)
x | ¦ (x) |
-2 | - 3 |
- 1 | - 1 |
0 | 1 |
1 | 3 |
2 | 5 |
Várias Funções Afim crescentes estão bem representadas nessa animação.
¦ (x) = - 2x + 1 a = - 2 e b = + 1
Função Decrescente (aumenta o valor de x, ao contrário, diminui o valor de y)
x | ¦ (x) |
-2 | 5 |
- 1 | 3 |
0 | 1 |
1 | - 1 |
2 | - 3 |
Aproveitando a euforia de final de ano, conclusão de cursos, festas, amigo secreto, entre muitas outras coisas boas, esperamos que essa atividade desenvolvida por nós alunos tenha ajudado a você que procurava na internet a compreensão, a contextualização da função do 1º grau, tão presente no nosso dia a dia.
Abraços,
do seu amigo
profº Rinaldo